< retorna

 Reforma e modernização da segurança pública, Sensação de insegurança

Medo da violência e o apoio ao autoritarismo no Brasil

Autor(es)/Pesquisador(es): Renato Sério de Lima, James Ferreira Moura Junior, Paulo Jannuzzi, Samira Bueno, Cauê Martins, Marina Pinheiro, Isabela Sobral, Roberta Astolfi, David Marques, Olaya Hanashiro, Cristina Neme
Tags: , , , , ,
Tipo de publicação:  Relatório de pesquisa, Survey/Pesquisa de opinião
Ano da publicação: 2017
Formato: Pdf


A escala psicométrica elaborada por Theodor Adorno, Escala F. – em conjunto com o grupo de psicólogos sociais da Universidade de Berkeley, Califórnia – foi desenhada com o objetivo de medir tendências antidemocráticas implícitas na personalidade dos indivíduos. A escala foi adaptada e testada para o contexto brasileiro atual para formar este Índice de Propensão ao apoio a Posições Autoritárias.

Com 17 medidas em mãos, o Datafolha aplicou 2.087 entrevistas, em uma amostra estatisticamente representativa da população brasileira com 16 anos ou mais e em 130 municípios de pequeno, médio e grande porte, entre os dias 07 e 11 de março de 2017.

Para ampliar e aprofundar as análises foram realizadas outras duas medidas: um índice de medo da violência e também um índice de Índice de Propensão ao apoio à Agenda de Direitos Civis, Humanos e Sociais.

Publicação cadastrada em: 5 de outubro de 2017

ACESSE A PUBLICAÇÃO

Publicações relacionadas