< retorna

 Financiamento da segurança pública, Reforma e modernização da segurança pública

Financiamento da Segurança Pública no Brasil: aprendizados a partir dos casos do Município de São Paulo e Estado do Ceará

Autor(es)/Pesquisador(es): Renato Sérgio de Lima, Ursula Dias Peres, Samira Bueno, Gabriel M. Tonelli, Cristina Neme, David Marques, Marina Santos, Bruna Barcellos de Mattos
Tags: , ,
Tipo de publicação:  Nota técnica
Ano da publicação: 2017
Formato: Pdf


O financiamento da segurança pública no Brasil é uma temática de extrema relevância por diversos fatores, dos quais destacamos dois principais: 1) o altíssimo número de crimes violentos exige o uso racional dos recursos financeiros no enfrentamento à violência; 2) as despesas com segurança pública correspondem a gastos expressivos para o Estado brasileiro, representando 1,38% do Produto Interno Bruto (PIB).

Esta nota técnica traz uma análise das dificuldades ainda existentes na busca de dados públicos de segurança e uma proposta de mudança na contabilização dessas informações, bem como propostas para o aprimoramento, a transparência e o controle dos dados orçamentários da área de segurança pública.

Acreditamos que os aprendizados desta investigação apoiarão análises de políticas públicas relevantes para todas as esferas.

Publicação cadastrada em: 15 de março de 2018

ACESSE A PUBLICAÇÃO

Publicações relacionadas