Introdução

Através da demanda sistemática por informações junto à gestão pública e da publicização dessas informações, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública tem feito uma importante contribuição para o estabelecimento de um novo paradigma na área: o paradigma da transparência.

 

Graças aos esforços ininterruptos desde 2008, hoje é possível contar com uma série histórica consistente para um grupo de informações de interesse e disponibilizá-las de forma prática e acessível para o uso da acadêmicos, formuladores de política pública, jornalistas e mesmo para o público em geral. Os dados são apresentados em números absolutos e taxas em tabelas e, para algumas variáveis de maior interesse, são também apresentados painéis analíticos.

Fontes de dados
Os apresentados aqui foram compilados a partir das edições dos Anuários do FBSP, que utiliza fontes oficiais dos órgãos públicos responsáveis. Para detalhes das fontes, consulte as tabelas de metadados na seção específica.

Plataforma tecnológica
Os dados estão publicados na plataforma Tableau Public.

Consultas disponíveis

Ocorrências registradas

Ocorrências letais_

Homicídio doloso, latrocínio, mortes violentas intencionais, CVLI, mortes de policiais, MDIP e outras ocorrências. Números absolutos e taxas.

btn-tableau

Crimes contra a dignidade sexual_

Estupro e tentativas de estupro antes e depois da lei 12.015 de 2009. Números absolutos e taxas.

btn-tableau

Crimes patrimoniais_

Furto e roubo de veículos, roubo a instituição financeira e roubo de carga. Números absolutos e taxas.

btn-tableau